Cuidados com a voz: 5 dicas essenciais para manter a voz saudável

Cuidar da voz é fundamental. Por isso, vamos dar-lhe a conhecer dicas importantes para ajudar a manter a voz saudável e cuidada. Precisamos da voz para conversar, falar, discutir, negociar ou simplesmente para, assim, estabelecer relações com os outros.

A nossa qualidade de vida é muito prejudicada quando estamos roucos ou sentimos a nossa voz alterada. Por exemplo, sintomas e sinais de alerta como voz rouca, cansaço a falar ou voz áspera podem ser indicador de patologia (exemplo: nódulos vocais). Assim, importa conhecer alguns cuidados que previnem o aparecimento destas alterações da voz.

Cuidar da voz em criança

Cuidar da voz é fundamental – 5 dicas importantes!

1. Beber água para manter a hidratação vocal

Beber água ao longo do dia é importante para a hidratação das cordas vocais. No entanto, a água não deve ser nem demasiado quente nem demasiado fria.

2. Evitar mau uso da voz para prevenir fadiga vocal

Gritar, falar em ambientes ruidosos, pigarrear ou mesmo o uso excessivo da voz são hábitos que podem causar fadiga vocal. Desta forma, o mau uso vocal perpetuado no tempo pode originar alterações ou lesões nas cordas vocais.

3. Estilo de vida saudável para proteger a voz

O consumo excessivo de café, álcool e/ou tabaco pode prejudicar a voz uma vez que causa a desidratação ou inflamação das cordas vocais. Portanto, é importante optar por um estilo de vida equilibrado.

4. Reconhecer sinais de alerta na voz

Sintomas como rouquidão persistente (esta rouquidão pode aparecer apenas numa parte do dia de forma frequente e assistemática), cansaço a falar após períodos de maior exposição vocal e/ou ou mudanças na qualidade da voz podem indiciar alterações vocais. Por isso, esteja atento a esses sinais.

5. Procurar ajuda profissional para cuidar da voz

Se é um profissional da voz (e.g.: professor, recepcionista, cantor) é natural que a sua voz esteja exposta a um maior desgaste. Por isso é importante conhecer estratégias de respiração, colocação de voz ou técnicas de relaxamento que ajudam a evitar o aparecimento de patologia, como por exemplo os nódulos vocais. Assim, a ajuda profissional não é apenas para quando aparecem os primeiros sintomas e sinais de alerta, mas também para prevenção. Profissionais como o Otorrinolaringologista e o Terapeuta da Fala podem ajudar.

Lembre-se, a sua saúde vocal depende de si e de incluir no quotidiano pequenos gestos que fazem toda a diferença!