Ser um bom leitor é essencial para o sucesso académico e para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. A leitura é uma das competências mais importantes no desenvolvimento educativo. Um bom domínio da leitura desde cedo está associado ao sucesso académico, enquanto dificuldades nesta área podem comprometer o percurso escolar e o bem-estar emocional das crianças.
Crianças com dificuldades de leitura e escrita apresentam, frequentemente, atrasos no desenvolvimento das funções neuropsicológicas quando comparadas a outras da mesma faixa etária e escolaridade. Estas dificuldades aumentam o risco de insucesso escolar e reduzem a probabilidade de conclusão do ensino secundário ou frequência universitária.
O que influencia a aprendizagem da leitura?
Ser um bom leitor não depende apenas de aprender técnicas de leitura. A leitura envolve capacidades cognitivas, mas também emocionais e motivacionais. Entre os fatores que influenciam esta competência estão:
- Fatores biológicos e genéticos
- Ambiente familiar e escolar
- Aspectos emocionais
- Capacidades cognitivas
Apesar do foco frequente nas técnicas de leitura, os aspetos emocionais são muitas vezes negligenciados. No entanto, todas as aprendizagens têm uma base emocional: as emoções ajudam a dar significado, direcionam a atenção e estão ligados aos processos de memória.
O impacto das emoções na leitura
As emoções influenciam o pensamento e o comportamento das crianças em contexto de aprendizagem. Elas podem:
- Estimular ou bloquear o processamento de informação
- Motivar a aproximação ou o evitamento de tarefas
- Determinar o nível de esforço aplicado
- Facilitar a organização e recuperação da memória
Experiências emocionalmente marcantes tendem a ser mais facilmente lembradas, o que mostra a importância de associar a leitura a emoções positivas. Compreender e gerir as emoções é crucial para que as crianças possam superar bloqueios emocionais e desenvolver a confiança necessária para ser um bom leitor.
Ansiedade e a leitura: um obstáculo a ser superado
As perturbações de ansiedade afetam entre 2,5% e 30% das crianças e adolescentes. Existe uma associação significativa entre níveis de ansiedade e baixo desempenho académico, nomeadamente em competências de leitura.
Consequências da ansiedade de leitura:
- Redução da motivação
- Evitamento de tarefas de leitura
- Atraso no desenvolvimento das competências de leitura
Importa referir que a ansiedade de leitura não significa falta de capacidade para ler, mas sim uma resposta emocional negativa à tarefa.
Sintomas mais comuns:
- Físicos: suores, tremores, coração acelerado, dores de estômago ou de cabeça, vómitos.
- Cognitivos: medo intenso, baixa autoestima, pensamentos negativos (“vou falhar”, “vão rir-se de mim”).
Estes sintomas sobrecarregam a criança emocionalmente, reduzindo a sua capacidade de concentração e compreensão do texto, o que contribui para insucessos que reforçam a sua crença de incapacidade.
Como identificar a ansiedade de leitura?
- Resistência à leitura: recusa ou queixa constantes (“Não quero”, “Não gosto de ler”).
- Desvalorização pessoal: “Não consigo”, “Preciso de ajuda”.
- Evitamento: pedidos frequentes para sair da sala durante a leitura.
- Sinais físicos: rosto corado, voz trémula, inquietação.
Neste contexto, é útil recorrer a questões de avaliação especificas como as propostas por Zbornik (2001), que ajudam a identificar a ansiedade de leitura através da autorreflexão da criança:
“O que pensas quando alguém te pede para ler em voz alta? O que passa pela tua cabeça? Com o que te preocupas quando te pedem para ler? Que sensações corporais experienciaste quando lês? Transpiras? O teu estômago fica embrulhado? Tens dores de cabeça? Sentes-te nervoso ou agitado? Pareces saber as respostas ao ler sozinho, mas não consegues lembrar-te das palavras quando tens de as ler em voz alta?”
Estas perguntas permitem explorar o impacto emocional e físico da leitura em voz alta, contribuindo para uma melhor compreensão da experiência da criança.
Estratégias para reduzir a ansiedade e promover a leitura
- Associar a leitura a atividades prazerosas
- Criar um ambiente emocionalmente seguro
- Promover o diálogo interno positivo
- Estruturar as tarefas de leitura com progressão gradual
- Utilizar reforço positivo e valorizar o esforço
- Encorajar a leitura em casa, com apoio familiar
Importância da intervenção precoce
A identificação atempada da ansiedade relacionada com a leitura é fundamental. Quando não tratada, pode originar absentismo, abandono escolar e dificuldades académicas prolongadas. Se a ansiedade interferir significativamente no dia a dia da criança, é importante procurar ajuda profissional. Com o apoio adequado, como o oferecido pelo CTEB, é possível ultrapassar esta barreira e promover o bem-estar e o sucesso escolar. Só com estratégias adequadas e apoio emocional é possível criar condições para que cada criança consiga vencer as dificuldades e realmente ser um bom leitor.