As perturbações de aprendizagem manifestam-se em dificuldades em áreas da aprendizagem, tais como a leitura, expressão escrita ou matemática. Entre outros aspetos, estas dificuldades podem comprometer o progresso escolar da criança. Por exemplo, entre as mais comuns destacam-se a Dislexia, a PHDA (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção) e a Discalculia. Neste contexto, a Neuropsicologia Infantil desempenha um papel essencial na avaliação, diagnóstico e intervenção nestes casos.

Principais Perturbações de Aprendizagem
Dislexia – perturbação de aprendizagem na leitura e escrita
A dislexia caracteriza-se por dificuldades na leitura, escrita e reconhecimento de palavras. Como resultado, as crianças com dislexia geralmente apresentam dificuldades em compreender textos, soletrar corretamente e estabelecer relações entre sons e letras. Além disso, um diagnóstico precoce, feito com base em avaliações neuropsicológicas, permite implementar intervenções eficazes. Entre essas intervenções. destacam-se os métodos fonéticos, o uso de materiais adaptados e apoio multidisciplinar que reforça a aprendizagem.
PHDA e perturbações de aprendizagem na atenção e comportamento
A PHDA é uma perturbação do neurodesenvolvimento que afeta a regulação da atenção, impulsividade e hiperatividade. Consequentemente, muitas crianças com PHDA apresentam dificuldades de concentração, organização de tarefas e controlo de impulsos. Como resultado, o desempenho escolar pode ficar comprometido. A este propósito, a Neuropsicologia desempenha um papel crucial no diagnóstico e na elaboração de estratégias individualizadas. Dessa forma, a criança a desenvolve autocontrolo, organização e foco, através de treino cognitivo e adaptações no ambiente de aprendizagem.
Discalculia – dificuldades de aprendizagem na matemática
A discalculia é uma perturbação específica que afeta a aprendizagem de conceitos matemáticos. Assim sendo, crianças com discalculia demonstram dificuldades para compreender sequências numéricas, resolver operações matemáticas e aplicar a matemática no quotidiano. Por isso, o acompanhamento adequado torna-se essencial. Em particular, recorre-se a técnicas visuais, estratégias lúdicas e métodos personalizados, que fortalecem o raciocínio lógico-matemático. Com isso, a criança desenvolve uma relação mais positiva com a matemática.
Importância da Neuropsicologia na intervenção em perturbações de aprendizagem
A Avaliação Neuropsicológica é fundamental para compreender as capacidades cognitivas, emocionais e comportamentais da criança. Através deste processo, o profissional identifica não só as dificuldades, mas também os pontos fortes. Dessa forma, com base nessas informações, elabora-se um plano de intervenção personalizado. Desse modo, promove-se o sucesso escolar, o bem-estar e a autoestima. [Saiba mais sobre esta temática aqui].
Para além disso, atividades práticas adaptadas ao perfil de cada criança contribuem significativamente para o reforço das suas competências cognitivas e escolares. Tendo isso em mente, partilhamos duas sugestões simples e eficazes que podem ser realizadas em casa ou na escola.
Atividade 1: Jogo da Memória
Objetivo: Trabalhar a memória visual e a atenção, capacidades essenciais para a aprendizagem
Materiais: Cartões com imagens, palavras ou números
Como jogar:
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Dispor os cartões baralhados virados para baixo.
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A criança deve virar dois de cada vez e tentar encontrar os pares correspondentes.
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Sempre que errar, deve tentar memorizar a posição das imagens para acertar na próxima tentativa.
Caso necessário, adapte o jogo conforme as dificuldades: use palavras para crianças com dislexia ou números para aquelas com discalculia. Dessa forma, a atividade torna-se mais eficaz e inclusiva.
Atividade 2: Planeando o Dia
Objetivo: Desenvolver funções executivas como organização, atenção e autonomia da criança
Materiais: Folha ou quadro e canetas coloridas
Como fazer:
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Peça à criança que desenhe ou escreva a sua rotina do dia, incluindo horários para estudo, lazer e descanso.
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Utilize cores diferentes para cada tipo de atividade, ajudando-a a visualizar o que precisa de ser feito.
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Incentive a criança a seguir o plano e, no final do dia, rever o que foi cumprido.
Em particular, esta atividade é útil para crianças com PHDA, pois favorece a criação de hábitos e no desenvolvimento da autodisciplina. Para além disso, promove uma maior consciência sobre o tempo e a responsabilidade.
Como podemos ajudar?
Agora que identificámos as principais perturbações de aprendizagem, destacamos que, no CTEB, oferecemos apoio especializado de avaliação e intervenção. Como tal, trabalhamos com crianças e famílias na construção de soluções personalizadas. O nosso objetivo é ajudar cada criança a tingir o seu máximo potencial. Assim, fale conosco e descubra como podemos ajudar!